O proeja certific como deslocamento da educação de jovens e adultos: um estudo a partir das bases da arqueologia de Foucault
Palavras-chave:
Análise do discurso, Foucault, PROEJAResumo
O presente texto objetiva fazer uma reflexão sobre os discursos que viabilizaram a constituição de cursos PROEJA CERTIFIC como alternativa aos problemas de acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O intuito é colocar sob suspeita as ideias de avanço e progresso imbricadas em tais discursos constituidores, expandindo o olhar para além do interior da própria formação discursiva. Para embasar a discussão, recorre- se aos escritos de Foucault (2000, 2014a, 2015) bem como a trabalhos da EJA (HADDAD, 2007; RIBEIRO, 1999). A pesquisa, na área da Linguística Aplicada, adota o caráter documental e bibliográfico. Conclui-se que, ao colocar em xeque as clássicas teorizações sobre a modalidade, desvela-se o contexto discursivo no qual essa proposta e não outra foi possível. A reflexão presente neste trabalho pode contribuir para que sujeitos envolvidos no processo de (re)formulação de cursos PROEJA CERTIFIC possam fazer escolhas mais coerentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.