O proeja certific como deslocamento da educação de jovens e adultos: um estudo a partir das bases da arqueologia de Foucault

Autores/as

  • Laura Lima Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Análise do discurso, Foucault, PROEJA

Resumen

O presente texto objetiva fazer uma reflexão sobre os discursos que viabilizaram a constituição de cursos PROEJA CERTIFIC como alternativa aos problemas de acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O intuito é colocar sob suspeita as ideias de avanço e progresso imbricadas em tais discursos constituidores, expandindo o olhar para além do interior da própria formação discursiva. Para embasar a discussão, recorre- se aos escritos de Foucault (2000, 2014a, 2015) bem como a trabalhos da EJA (HADDAD, 2007; RIBEIRO, 1999). A pesquisa, na área da Linguística Aplicada, adota o caráter documental e bibliográfico. Conclui-se que, ao colocar em xeque as clássicas teorizações sobre a modalidade, desvela-se o contexto discursivo no qual essa proposta e não outra foi possível. A reflexão presente neste trabalho pode contribuir para que sujeitos envolvidos no processo de (re)formulação de cursos PROEJA CERTIFIC possam fazer escolhas mais coerentes.

Biografía del autor/a

Laura Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística (UFSC) Professora de Espanhol (IFSC)

Publicado

2018-07-02

Cómo citar

Lima, L. (2018). O proeja certific como deslocamento da educação de jovens e adultos: um estudo a partir das bases da arqueologia de Foucault. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23), 676–691. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35265