A formação à cidadania: uma questão teórica ou o caminho à emancipação do sujeito?
Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, currículo, ensino, sujeiçãoResumo
Esse artigo traz vozes dos alunos da quarta etapa da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede municipal de ensino de Itapema/SC. Essas vozes demonstram os tipos de sujeitos em formação, consolidados por práticas que anulam suas autonomias. O corpus do estudo é composto de audiogravações de aulas de língua portuguesa, analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que o teor emergido nas mensagens dos sujeitos de pesquisa contém uma carga expressiva de informações que desvela o currículo em andamento na referida escola. Compreendemos que o currículo nunca é neutro, assim, percebemos que as práticas docentes desenvolvidas em sala de aula fazem parte dos mecanismos de sujeição do sujeito em formação, por intermédio de um fazer pedagógico desprovido de criticidade. Constatamos que esses jovens e adultos, em número significativo de situações, não participam de um ensino mais condizente com suas necessidades e realidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.