A formação à cidadania: uma questão teórica ou o caminho à emancipação do sujeito?
Keywords:
educação de jovens e adultos, currículo, ensino, sujeiçãoAbstract
Esse artigo traz vozes dos alunos da quarta etapa da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede municipal de ensino de Itapema/SC. Essas vozes demonstram os tipos de sujeitos em formação, consolidados por práticas que anulam suas autonomias. O corpus do estudo é composto de audiogravações de aulas de língua portuguesa, analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que o teor emergido nas mensagens dos sujeitos de pesquisa contém uma carga expressiva de informações que desvela o currículo em andamento na referida escola. Compreendemos que o currículo nunca é neutro, assim, percebemos que as práticas docentes desenvolvidas em sala de aula fazem parte dos mecanismos de sujeição do sujeito em formação, por intermédio de um fazer pedagógico desprovido de criticidade. Constatamos que esses jovens e adultos, em número significativo de situações, não participam de um ensino mais condizente com suas necessidades e realidades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.