O brincar como Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento das crianças na aula de literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.63795

Keywords:

Criança, Educação Infantil, Literatura, Direitos, Brincar.

Abstract

O artigo objetiva demonstrar que é possível promover o brincar enquanto Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento nas aulas de literatura da Educação Infantil. Para tanto, parte-se da análise da construção dos conceitos de infância e criança que influenciam nas políticas destinadas a elas, da compreensão do Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento brincar enquanto ação imprescindível ao desenvolvimento humano e a reiteração da importância da literatura em sala de aula. Nas considerações finais destaca-se a certeza de que é possível e necessário planejar aulas com intenções educativas e que promovam os Direitos instituídos pelo mais recente documento norteador da educação brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Angélica da Silva Belló Souza, Universidade de Taubaté

Pedagoga e Mestre em Linguística Aplicada

Published

2023-04-21

How to Cite

SOUZA, Angélica da Silva Belló. O brincar como Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento das crianças na aula de literatura. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 41, p. 320–339, 2023. DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.63795. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/63795. Acesso em: 9 may. 2025.

Issue

Section

Estudos de Literatura (Tema livre)