Do lembrete ao poema: a transposição de um gênero primário para um secundário numa perspectiva bakhtiniana
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36542Palavras-chave:
Gêneros do discurso, gênero primário, gênero secundárioResumo
Bakhtin considera que a heterogeneidade dos gêneros decorre da relação entre a linguagem e as ações humanas, produzindo gêneros primários (simples) e secundários (complexos). Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar a transposição de um gênero primário, o lembrete, para um secundário, o poema. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se nas teorias bakhtinianas quanto ao estudo dos gêneros discursivos. Metodologicamente, procedeu-se a análise do corpus formado por um gênero primário, o lembrete, e um secundário, o poema Lembretes de Orides Fontela. Assim, os resultados mostraram que na transposição de um gênero para outro ocorre uma valoração do teor linguístico, que ganha maior elaboração, pois a complexidade dos gêneros secundários advém do fato de eles fazerem parte de um contexto em que a cultura letrada, e, por conseguinte, o discurso escrito, pertencem a uma estrutura mais complexa e organizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.