Do lembrete ao poema: a transposição de um gênero primário para um secundário numa perspectiva bakhtiniana
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36542Keywords:
Gêneros do discurso, gênero primário, gênero secundárioAbstract
Bakhtin considera que a heterogeneidade dos gêneros decorre da relação entre a linguagem e as ações humanas, produzindo gêneros primários (simples) e secundários (complexos). Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar a transposição de um gênero primário, o lembrete, para um secundário, o poema. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se nas teorias bakhtinianas quanto ao estudo dos gêneros discursivos. Metodologicamente, procedeu-se a análise do corpus formado por um gênero primário, o lembrete, e um secundário, o poema Lembretes de Orides Fontela. Assim, os resultados mostraram que na transposição de um gênero para outro ocorre uma valoração do teor linguístico, que ganha maior elaboração, pois a complexidade dos gêneros secundários advém do fato de eles fazerem parte de um contexto em que a cultura letrada, e, por conseguinte, o discurso escrito, pertencem a uma estrutura mais complexa e organizada.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.