Um retorno ao clássico A ilha do tesouro: uso de narrativa na produção de fanfiction

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.53624

Mots-clés :

Palavras-chave, Leitura e escrita, Gêneros digitais, Fanfic.

Résumé

Este artigo investigou a prática de leitura e escrita de narrativas de ficção de alunos do Ensino Médio, por meio do gênero digital fanfiction. A pesquisa contou com a participação de 29 alunos e uma professora de uma escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso, e para a sua fundamentação teórica, utilizou-se de aporte conceitual e metodológico à luz de autores que discutem linguagem, gêneros discursivos e tecnologia digital. Os procedimentos metodológicos escolhidos para nortear o estudo foram: pesquisa de campo, bibliográfica e observação participante. O estudo apresentou a relevância do gênero no ensino-aprendizagem e a sua colaboração para ampliar as capacidades de leitura e escrita dos alunos da escola pública. Além disso, possibilitou a produção autoral de texto narrativo em um dos seus contextos de uso no domínio público.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Andréia Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), Especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos. Pós-graduada em Psicopedagogia e Docência no Ensino Superior, graduada em Pedagogia e Letras – Português/Espanhol. Professora da Rede Pública Municipal de Rio Acima – Minas Gerais (MG). Possui experiência no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas redes pública e particular, incluindo EAD no Ensino Superior. Investiga proficiência leitora, letramentos, letramento acadêmico, TICs, formação docente, avaliação educacional e escrita acadêmica.

Ana Carolina Correia Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutoranda e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Língua Inglesa e em Tradução. Possui graduação em Letras habilitação em Português, Inglês e Espanhol. É Assessora Pedagógica e responsável pelos projetos de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na produção de materiais didáticos para EAD. Interesses: Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância e Ensino de Línguas. É bolsista Capes II.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-21

Comment citer

Teixeira, A., & Almeida, A. C. C. (2020). Um retorno ao clássico A ilha do tesouro: uso de narrativa na produção de fanfiction. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(34), 305–326. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.53624