A obra, o conceito e o homem: Hans Ulrich Gumbrecht e a "produção de presença"

Auteurs-es

  • Hans Ulrich Gumbrecht Stanford University
  • Thales Sant'Ana Ferreira Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.46707

Mots-clés :

Teoria Literária, Hans Ulrich Gumbrecht, Produção de Presença

Résumé

Hans Ulrich “Sepp” Gumbrecht (Wuerzburg, 1948-), Professor Emérito ocupante da cadeira de Literatura de Albert Guérard nos Departamentos de Literatura Comparada e de Francês e Italiano na Stanford University, é também afiliado ao Departamento de Culturas Ibéricas e Latino-Americanas, ao Departamento de Estudos Alemães e ao Programa em Pensamento e Literatura Modernos. Suas pesquisas abordam aspectos de literaturas românicas (sobretudo francesa, italiana e brasileira), mas também alemã, além de focar na tradição filosófica ocidental, especialmente a francesa e alemã dos séculos XIX e XX, e nas experiências cotidianas do século XXI – uma obra, em suma, bastante ampla, que transita entre várias disciplinas das humanidades e tem importante repercussão no meio acadêmico. É professor visitante em instituições como Collège de France, PUC-Rio, Universidade de Lisboa e University of Manchester, detentor de dez doutorados honorários em diversas universidades pelo mundo e de um extenso conjunto teórico.

Seu livro mais famoso no Brasil é Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir (2010), embora conte com outros igualmente admiráveis, como Modernização dos sentidos (1998), Em 1926 – Vivendo no limite do tempo (1999), Elogio da beleza atlética (2006), Nosso amplo presente – o tempo e a cultura contemporânea (2015) e Depois de 1945: latência como origem do presente (2014). Cheio de gentileza e solicitude, o professor Gumbrecht – que passava uma temporada no Brasil em função do curso de inverno “‘Prosa do mundo’: a obra de Diderot como periferia do Iluminismo (e nosso presente como universo de contingência)”, que ministrou na Fundação Casa de Rui Barbosa – nos cedeu uma parte de seu tempo disponível para responder às perguntas.

Bibliographies de l'auteur-e

Hans Ulrich Gumbrecht, Stanford University

Professor emérito da Stanford University.

Thales Sant'Ana Ferreira Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Literatura Brasileira.

Téléchargements

Publié-e

2019-11-25

Comment citer

Gumbrecht, H. U., & Mendes, T. S. F. (2019). A obra, o conceito e o homem: Hans Ulrich Gumbrecht e a "produção de presença". Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 2–16. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.46707