Uma Reflexão De Leitura E Ensino Aplicada A Alunos De Periferia
Palavras-chave:
Linguística Textual, Ensino e Leitura, Alunos de PeriferiaResumo
O objetivo deste trabalho é conhecer o nível de letramento de alunos de periferia, propondo uma reflexão sobre a atuação do professor junto a este grupo. Considerando o aspecto qualitativo, propõe uma análise textual dos textos produzidos por um grupo de alunos do 7º ano de uma escola de periferia do Rio de Janeiro, objetivando verificar o nível de compreensão dos comandos das atividades. As primeiras análises, embasadas na Linguística Textual (FÁVERO & KOCK, 2012) revelam que: 1) estes alunos leem apenas superficialmente (TEBEROSKY, 2003), demonstrando, em suas respostas, que não compreenderam o teor do enunciado; 2) o companhamento adequado do professor, utilizando a língua como procedimento metodológico e científico pode levar o aluno a aprofundar o nível de compreensão. Os resultados encontrados podem contribuir para a conscientização dos docentes sobre sua tarefa de interferir no desenvolvimento leitor, e não apenas observar tais atividades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.