O Problema do “poder”: implicações metacríticas da aetonormatividade para a pesquisa em literatura infantil e juvenil

Metacritical Implications of Aetonormativity for Children’s Literature Research

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.87947

Palabras clave:

aetonormatividade, metacrítica, poder, autoridade, literatura infantil e juvenil

Resumen

Este artigo toma como ponto de partida o conceito de aetonormatividade (a normatividade adulta pertinente ao discurso da literatura infantil e juvenil), cunhado por Maria Nikolajeva (2010), na tentativa de unificar as teorias da crítica da literatura infantil e juvenil, cada vez mais orientadas para o poder nas últimas décadas. Reconhecendo a utilidade deste conceito, mas cautelosa com o fato de que ele poderia implicar uma transferência fácil da teoria do poder “adulto” para o estudo da literatura infantil e juvenil, argumento que um sistema de crítica da literatura infantil e juvenil centrado na aetonormatividade precisa crucialmente reconceitualizar a noção de “poder” que está no seu cerne. Qualquer ligação automática entre a normatividade adulta e o “poder” adulto seria, portanto, questionada e criticada. Proponho uma primeira divisão conceitual de “poder” em “autoridade” e “capacidade”, e uma consequente redistribuição desses dois conceitos para as partes adulto e criança/jovem no livro infantil ou juvenil. Em seguida, investigo as implicações críticas e metacríticas de uma sutileza crescente no uso e tratamento do conceito de poder quando nos referirmos ao complexo meio do texto infantil ou juvenil, no quadro teórico de uma crítica da literatura infantil e juvenil centrada na aetonormatividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Maria Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.

Atualmente é Professor Titular em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisadora nível 1D do CNPq, líder do grupo de pesquisa GPMET - Grupo de Pesquisa em Multimodalidade e Estudos da Tradução, do diretório de grupos do CNPq. Participa também como membro do COMPLETT - Corpus multilíngue para Pesquisa em Línguas Estrangeiras, Tradução e Terminologia, também do DGP/CNPq. É membro da Red Latinoamericana de Estudios en Multimodalidad. Orienta 3 teses de doutorado e supervisiona duas pesquisas de pós-doutorado. Tem publicado artigos em periódicos nacionais qualificados, além de capítulos de livros nacionais e internacionais. Entre as suas publicações de livros, destacam-se Traduzir com autonomia: estratégias para o tradutor em formação (Contexto 2000), Os monstros e a questão racial na narrativa modernista brasileira (Editora UFMG, 2003), Competência em tradução: cognição e discurso (Editora UFMG, 2005), Representação social em corpus de tradução e mídia (2013). Seu interesse de pesquisa é a leitura de imagens em geral e de narrativas visuais em livros ilustrados traduzidos ou não traduzidos, além da perspectiva da semântica do discurso da linguística sistêmico-funcional, aplicada à tradução. (Texto informado pelo autor)

Clémentine Beauvais, Universidade de York

É Professora Assistente da área de Educação na Universidade de York, com interesse nos usos da teoria política no entendimento da literatura infantil e juvenil politicamente engajada. É também autora de livros de literatura infantil e juvenil publicados na França e no Reino Unido.

Citas

ARENDT, Hannah. Between past and future: six exercises in political thought. London: Faber & Faber,1960.

BOOTH, Wayne Clayson. Why ethical criticism can never be simple. In: DAVIS, Todd; WOMACK, Kenneth. (Orgs.). Mapping the Ethical Turn: a reader in ethics, culture, and literary theory. Charlottesville: University Press of Virginia, 2001, p. 16–29.

HOLLINDALE, Peter. Ideology and the children’s book. Stroud: Thimble Press, 1988.

HUNT, Peter. Criticism, theory, & children’s literature. Oxford: Blackwell, 1991.

HUNT, Peter. Introduction. In: HUNT, Peter. (Org.). Literature for children: Contemporary criticism. London: Routledge,1992, p. 1–17.

HUNT, Peter. Introduction: the expanding world of children’s literature studies. In: HUNT, Peter. (Org.). Understanding children’s literature. London: Routledge, 2005, p. 1–14.

KNOWLES, Murray.; MALMKJÆR, Kirsten. Language and control in children’s literature. London: Routledge, 1996.

LESNIK-OBERSTEIN, Karin. Children’s literature: criticism and the fictional child. Oxford: Clarendon, 1994.

MCGILLIS, Roderick. The Nimble reader: literary theory and children’s literature. New York: Twayne, 1996.

MICKENBERG, Julia; NEL, Philip. (Orgs.) Tales for little rebels: a collection of radical children’s literature. New York: New York University Press, 2008.

NIKOLAJEVA, Maria. Power, voice and subjectivity in literature for young readers. London: Routledge, 2010.

NODELMAN, Perry. The other: orientalism, colonialism, and children’s literature. Children’s Literature Association Quarterly, Vol.17, Nº 1), p. 29–35, 1992.

NODELMAN, Perry. Humane ideology. Children’s Literature, Vol. 22, p. 173–178, 1994.

NODELMAN, Perry. The hidden adult: defining children’s literature. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2008.

PINSENT, Pat. The power of the page. London: David Fulton, 1993.

REYNOLDS, Kimberley. Radical children’s literature: future visions and aesthetic transformations in juvenile fiction. Basingstoke: Macmillan, 2007.

ROSE, Jacqueline. The case of Peter Pan, or the impossibility of children’s fiction. Basingstoke: Macmillan, 1984.

RUDD, David. Theorising and theories: how does children’s literature exist? In: HUNT, Peter. (Org.). Understanding children’s literature. Basingstoke: Routledge, 2005, p. 15–29.

RUDRUM, David. Introduction—Literature and philosophy: the contemporary interface. In: RUDRUM, David. (Org.). Literature and philosophy: a guide to contemporary debates. Basingstoke: Macmillan, 2006, p. 1–8.

SARLAND, Charles. Critical tradition and ideological positioning. In: HUNT, Peter. (Org.). Understanding children’s literature. Basingstoke: Routledge, 2005, p. 30–49.

SHAVIT, Zohar. Poetics of children’s literature. Athens and London: University of Georgia Press, 1986.

STEPHENS, John. (1992) Language and ideology in children’s fiction. London: Pearson, 1992.

SUTHERLAND, Robert David. Hidden persuaders: political ideologies in literature for children. Children’s Literature in Education, Vol. 16, Nº, p. 143–157, 1985.

TATAR, Maria. Enchanted hunters: the power of stories in childhood. New York: WW Norton, 2009.

TRITES, Roberta Seelinger. Disturbing the universe: power and repression in adolescent literature. Iowa City: University of Iowa Press, 2000.

VALLONE, Lynne. Ideas of difference in children’s literature. In: GRENBY, Matthew Orville; IMMEL, Andrea. (Orgs.). The Cambridge companion to children’s literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, p. 174–189.

WEBER, Max. Economy and society: an outline of interpretive sociology. In: ROTH, Guenther; WITTICH, Claus. (Orgs.). Tradução de Eugene Fischoff et al. Vol. 1. New York: Bedminster Press, 1968.

ZIPES, Jack. Sticks and stones: the troublesome success of children’s literature from Slovenly Peter to Harry Potter. Basingstoke: Routledge, 2001.

ZORNADO, Joseph. Inventing the child: culture, ideology, and the story of childhood. New York: Taylor and Francis, 2001.

Publicado

2025-06-23

Cómo citar

MAGALHÃES, Célia Maria; BEAUVAIS, Clémentine. O Problema do “poder”: implicações metacríticas da aetonormatividade para a pesquisa em literatura infantil e juvenil: Metacritical Implications of Aetonormativity for Children’s Literature Research. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p. 865–872, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.87947. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/87947. Acesso em: 30 jun. 2025.