Solitária e A Paixão Segundo G.H. – reflexões sobre o quarto de empregada a partir de Clarice Lispector e Eliana Alves Cruz
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.84900Palabras clave:
Quarto, A Paixão Segundo G.H., Solitária, Clarice Lispector, Eliana Alves CruzResumen
O quarto é um cômodo da casa que geralmente é metaforizado na literatura para indicar a ideia de lugar secreto, de intimidade e de descobertas. Nesse sentido, este trabalho investiga os romances A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector e Solitária, de Eliana Alves Cruz, com o intuito de perceber como se dá o apontamento a respeito de um quarto muito específico, o da empregada, assim como a imagem que esse cômodo figura. Analisam-se as perspectivas sobre o quartinho sob a ótica da patroa, dona do imóvel, da empregada e do próprio quarto. Estas três perspectivas estão presentes nos dois textos como estratégias de construção de seus enredos e, por isso, adotamos a perspectiva comparatista neste artigo. Ao cotejarmos as duas produções literárias em questão, esperamos demonstrar como as autoras denunciam a distinção de classes, amarrada, ainda hoje, às questões raciais, por meio justamente da construção discursiva sobre o quarto.
Descargas
Citas
ASSIS, Machado de. Para Gostar de Ler - Volume 9 – Contos. Editora Ática: São Paulo, 1984, p. 59.
BACHELARD, Gaston. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultura, 1979. Tradução de António da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal.
BURNETT, Frances Hodgson. The Secret Garden. London: Puffins books, 1911.
CRUZ, Eliane Alves. Água de Barrela. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2018.
CRUZ, Eliana Alves. Solitária. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
DALCASTAGNÈ, Regina. A auto-representação de grupos marginalizados: tensões e estratégias na narrativa contemporânea. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 18-31, dezembro 2007.
GOTLIB, Nádia Battella. G.H.: a fala e seus desdobramentos. In: Personagens de Clarice – Figurações do humano e do não humano em obras de Clarice Lispector. São Paulo: Hucitec Editora, 2023, p. 322- 336.
KIFFER, Ana. O som inaudível do quarto. In: Quanto ao futuro, Clarice. (org.). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021, p. 27-41.
LISPECTOR, Clarice. A Paixão Segundo G.H. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964.
LOPES, Denílson. A volta da casa na literatura brasileira contemporânea. Luso-Brazilian Review, v.43, n. 2, 2006, p. 119–130.
MICHAELES. Dicionário brasileiro de língua portuguesa. São Paulo. 2023. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/palavra/V8BY/bas-fond/. Acesso em: 07 de nov. 2023.
PAIM, Alina. A Correnteza. Rio de Janeiro: Record, 1979.
PALMA, Daniela. As casas de Carolina: espaços femininos de resistência, escrita e memória. Cadernos Pagu, n. 51, p. e175116, 2017.
TV SENADO. ‘Solitária’é o novo romance da escritora Eliana Alves Cruz. You Tube, 03 de junho de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ku9ENH0R6eY&t=7s. Acesso em: 13 de mar. 2024.
VALMÓRBIDA, Nedli Magalhães. Uma leitura do espaço da casa na obra de Mário Quintana: um convite ao devaneio. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras). Santa Cruz do Sul: Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul, 2007.
VIEIRA, Nancy Rita Ferreira. Mulheres no umbral: representação literária da casa e da rua na literatura baiana de autoria feminina. 2019. Tese (Doutorado em Letras). Salvador: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA, 2019.
XAVIER, Elódia. A casa na ficção de autoria feminina. Florianópolis: Mulheres, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.