A representação artística de corpos vulneráveis durante a Ditadura Militar em “Celas - 21”, de Lara de Lemos, e “Situação T/T1”, de Artur Barrio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79643

Palabras clave:

literatura, artes visuais, corporeidade, subalternização, ditadura.

Resumen

Este artigo objetiva analisar se e como o poema “Celas - 21”, de Lara de Lemos, e a arte-performance “Situação T/T1”, de Artur Barrio, compartilham o intuito de representar a corporeidade de sujeitos subalternizados e subversivos oprimidos pela ditadura militar brasileira (1964-1985) e, desse modo, promover o engajamento político a partir de processos de experimentação artística. A metodologia utilizada é o levantamento bibliográfico de, dentre outros textos, Bezerra (2004), Gagnebin (2006), Chagas (2017), Custódio (2021) e Alves et al. (2022). Conclui-se que as duas produções dialogam entre si por representarem corpos vulneráveis, seja por miserabilidade ou por resistência política, interligarem a memória individual do artista a uma luta política e por rejeitarem uma produção artística apartada de responsabilidades éticas.

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Biografía del autor/a

Gustavo Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando em Letras, com concentração em Estudos Literários, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CAPES), sob a orientação do Prof. Dr. Luis Eustáquio Soares. 

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Publicado

2024-05-14

Cómo citar

SANTOS, Gustavo Oliveira dos. A representação artística de corpos vulneráveis durante a Ditadura Militar em “Celas - 21”, de Lara de Lemos, e “Situação T/T1”, de Artur Barrio. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 45, p. 98–110, 2024. DOI: 10.12957/palimpsesto.2024.79643. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/79643. Acesso em: 25 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê (Estudos de Literatura)