Encontros e desencontros: uma proposta de práticas pedagógicas para o ensino de português como L2 para surdos /

Autores/as

  • Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta Centro de Linguística da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61546

Palabras clave:

Aquisição de segunda língua, Português para surdos, Elaboração de materiais

Resumen

Ao analisar os raros materiais para o ensino de Português para surdos, observa-se que muitas particularidades do processo de aprendizagem desses alunos não são respeitadas nas propostas de atividades. Levando em conta tal lacuna, o presente trabalho busca elaborar práticas pedagógicas voltadas para o ensino da modalidade escrita do Português como segunda língua para surdos. Para isso, o planejamento do material foi baseado em dois pilares: as necessidades que emergiram de um contexto real de aprendizagem para surdos e a revisão de literatura nas áreas de Aquisição de segunda língua, condição Pós-Método, Português como L2 para surdos, Teoria dos Sistemas Complexos e Planejamento de materiais para o ensino de L2. A partir da pesquisa, foram reunidos pressupostos para as práticas e, por fim, foram elaborados os materiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta, Centro de Linguística da Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade de Porto (Portugal); mestre em Letras (área: Linguística) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil); especialista em Ensino de português como língua não materna pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal); bacharel e licenciada em Letras (área: Português-Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Desenvolve pesquisas na área de Linguística e Língua Portuguesa.

Publicado

2022-01-26

Cómo citar

ANACHORETA, Vanessa Gomes Teixeira. Encontros e desencontros: uma proposta de práticas pedagógicas para o ensino de português como L2 para surdos /. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 37, p. 188–213, 2022. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.61546. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/61546. Acesso em: 28 jul. 2025.

Número

Sección

Estudos de Língua (Tema livre)