Contos Tradicionais do Brasil, de Câmara Cascudo: entre tradição e inovação
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60111Palabras clave:
Câmara Cascudo, Conto popular, Contos Tradicionais do Brasil.Resumen
As publicações de narrativas maravilhosas desenvolvem-se em duas vertentes no Brasil a partir do século XIX: de um lado, as obras regionalistas de Valdomiro Silveira e Simões Lopes Neto; de outro, as coletâneas infantis traduzidas por Figueiredo Pimentel. Na linha dos regionalistas, emerge a coletânea Contos Tradicionais do Brasil, publicada em 1946 por Luís da Câmara Cascudo. Com a finalidade de mostrar a contribuição do escritor potiguar para a linha teórica do maravilhoso popular no Brasil, este trabalho propõe investigar os recursos populares e literários desta antologia. Nossa hipótese é a de que a mescla de ambos trava o diálogo entre tradição e inovação na escrita de Cascudo. Para tanto, são utilizadas as considerações teóricas de Cascudo (1972; 1984; 2004) e outros pesquisadores.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.