A gato e o gato sem e com botas: os contos de Basile e de Perrault pelo viés da intertextualidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43046Palavras-chave:
Giambattista Basile, Charles Perrault, Cagliuso, Gato de botas, IntertextualidadeResumo
Estudo comparativo entre a narrativa maravilhosa, conhecida como “Cagliuso”, presente na obra Pentamerone, do italiano Giambattista Basile (1566-1632), e “Mestre gato ou o gato de botas”, do francês Charles Perrault (1628-1703), que, segundo Coelho (1991), foi inspirada na narrativa italiana de Basile, mas não existem comprovações históricas do contato do escritor francês com os textos do escritor italiano. Com base nas considerações de Darnton (1986), Mendes (2000) e Samoyault (2008), entre outros, verificamos os pontos em comum e as divergências para compreender se há bases para a afirmação de que o conto de Perrault seria uma releitura intertextual do conto de Basile.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.