O ensino de língua inglesa na contemporaneidade: análise de unidades de livros didáticos de alcance global de acordo com o paradigma do inglês como língua internacional (ILI)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44943

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Ensino de inglês, Inglês como língua internacional, Livro didático

Resumen

Neste artigo, objetivamos analisar duas unidades de dois livros didáticos de ensino de inglês que possuem alcance global, a partir dos preceitos que fundamentam a área de Inglês como língua internacional (ILI). Para tanto, fazemos um percurso teórico em que discutimos algumas das principais questões que envolvem a área de ILI, sua intersecção potencialmente descolonizadora com a Linguística Aplicada, bem como tratamos da relação entre livros didáticos e ensino de ILI. A análise demonstra que os dois livros cotejados não se encontram plenamente articulados aos preceitos pedagógicos de ILI; de fato, algum grau de adaptação ou complementação é necessário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Antônio Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsista do CNPq.

Publicado

2020-05-07

Cómo citar

NÓBREGA, Caio Antônio. O ensino de língua inglesa na contemporaneidade: análise de unidades de livros didáticos de alcance global de acordo com o paradigma do inglês como língua internacional (ILI). Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 31, p. 108–129, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2019.44943. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/44943. Acesso em: 23 may. 2025.