Objeto de leitura: o meme como operacionalizador de interpretação

Autores/as

  • Thiago Barbosa Soares Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.
  • Sóstenes de Jesus Carvalho Santos Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus de Aquidauana.

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37855

Palabras clave:

Letras, Leitura, Ensino de língua portuguesa

Resumen

Este artigo analisa o gênero textual discursivo meme como objeto de leitura e interpretação face a situações didáticas de aprendizagem, diante das quais o posicionamento do(a) leitor(a)tem de se direcionar crítica e analiticamente ao texto e ao mundo social e linguístico, visando à construção e (re)elaboração dos sentidos. Os autores que nos embasam neste itinerário são os seguintes: Freire (2011), Benveniste (2014), Chartier (1999), Soares (2004), Bakhtin (2011), Adam & Heidmann (2011), Marchuschi (2002), Brait (2000), Schneuwly & Dolz (2004), Bawarshi & Reiff, (2013), Kleiman (2005), Barbosa & Rovai (2012). Num primeiro momento, relacionamos indagações reflexivas acerca das dimensões composicional, linguística, discursiva e social dos chamados gêneros textuais discursivos, a fim de demarcar a necessidade de apropriação desses organismos materiais da linguagem como objetos e também como objetivos de uma prática didático-pedagógica em língua portuguesa. Num segundo momento, trazemos à baila, para efeito de elucidação apreciativa, o gênero meme propriamente dito, em exemplos retirados da internet, esse suporte/meio no qual eles circulam diariamente, atravessando as inúmeras redes sociais e sob os olhares dos incontáveis leitores que deles se valem em manuseios interativos os mais diversos. Em conclusão, temos que a leitura do gênero meme operacionaliza interpretações críticas do texto e do mundo e perfaz uma pré-construção textual-discursiva de retomadas.

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Biografía del autor/a

Thiago Barbosa Soares, Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.

Sóstenes de Jesus Carvalho Santos, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus de Aquidauana.

[1] Mestre em Letras (Linguagens e Letramentos) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/PB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus de Aquidauana.

Publicado

2019-04-28

Cómo citar

SOARES, Thiago Barbosa; SANTOS, Sóstenes de Jesus Carvalho. Objeto de leitura: o meme como operacionalizador de interpretação. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 28, p. 478–503, 2019. DOI: 10.12957/palimpsesto.2018.37855. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/37855. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

Estudos de Língua (Tema livre)