Gramaticalização – uma visão teórico-epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2010.35812Palabras clave:
Gramaticalização, funcionalismo, mudança.Resumen
Este artigo estabelece um panorama histórico e conceitual para o paradigma da gramaticalização, por um viés teórico-epistemológico. Diversos outros fenômenos de natureza morfossintática mantêm relações estreitas com o paradigma da gramaticalização e muitas vezes confundem-se com ele, como é o caso da lexicalização. Por esse motivo, podemos afirmar que essa questão reclama a atenção dos pesquisadores. Outras questões igualmente importantes, como o embate entre sincronia e diacronia, natureza gradual ou abrupta da mudança e frequência precisam ser continuamente analisadas com afinco. Todas essas questões permeiam a presente discussão.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.