Radiografia dos (multi)letramentos digitais: uma análise de manuais do professor de língua inglesa

Autores/as

  • Francisco Vieira da Silva UFPB/UERSA
  • Jorge Luiz Queiroz Carvalho Universidade Federal do Cerá

Palabras clave:

letramento digital, ensino de inglês, escola pública, manual do professor

Resumen

Discutimos, neste texto, conceitos relacionados ao letramento digital no âmbito do ensino de Língua Inglesa. De maneira especifica, realizamos uma análise de três manuais didáticos de Língua Inglesa, a saber: i) Vontade de Saber Inglês; ii) It Fits e iii) Alive!. Mais exatamente, observamos as orientações contidas no manual do professor, no objetivo de investigar como esses manuais exploram os (multi)letramentos digitais. Do ponto de vista metodológico, empreendemos uma análise qualitativa, por intermédio de um enfoque descritivo, pois a análise dos manuais do professor se propõe a descrever o tratamento conferido às práticas de letramento digital. O aporte teórico que rege essa investigação encontra-se em autores como Rojo (2013), Kleiman (2005), Gee (2001), Kalantizs e Cope (1999; 2006), entre outros, os quais subsidiam as investigações a respeito das especificidades do letramento digital no âmbito do ensino de línguas. A análise do material denota que as orientações contidas nos manuais analisados não se mostram condizentes com a compreensão da multiplicidade de práticas e textualidades digitais, as quais podem ser enfocadas no âmbito do ensino de língua inglesa.

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Biografía del autor/a

Francisco Vieira da Silva, UFPB/UERSA

Doutor em Linguística (UFPB)/Professor Adjunto I (UERSA).

Jorge Luiz Queiroz Carvalho, Universidade Federal do Cerá

Mestre em Linguística (UFC)/Professor de Inglês da Educação Básica do Estado do Ceará.

Publicado

2018-07-02

Cómo citar

DA SILVA, Francisco Vieira; CARVALHO, Jorge Luiz Queiroz. Radiografia dos (multi)letramentos digitais: uma análise de manuais do professor de língua inglesa. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 15, n. 23, p. 692–708, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35266. Acesso em: 17 jul. 2025.