O processo de enunciação ressignificado na esfera escolar: o ensino de produção de textos para o ENEM

Autores/as

  • Guilherme Brambila UFES

Palabras clave:

Enunciação, produção de texto, Enem.

Resumen

O presente trabalho levanta questionamentos sobre o processo de enunciação na escrita de textos dentro da perspectiva avaliativa da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Este artigo pretende questionar de que formas a prova de redação, especificamente, pode estar funcionando como instrumento de ressignificação do processo dialógico da enunciação que se dá na produção de textos devido à necessidade de adequação formalista e autoral que os candidatos precisam ter para alcançar os resultados esperados. Para averiguar tal hipótese, um exercício de produção de textos de uma escola capixaba será utilizado para análise qualitativa e dialógica. Pretende - se, assim, buscar embasamento com a perspectiva do Círculo de Bakhtin sobre o dialogismo e a enunciação na intenção de confrontar tais ideias com a realidade da educação brasileira contemporânea.

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Biografía del autor/a

Guilherme Brambila, UFES

Mestrando em Estudos Linguísticos Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) Universidade Federal do Espírito Santo ( UFES )  

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

BRAMBILA, Guilherme. O processo de enunciação ressignificado na esfera escolar: o ensino de produção de textos para o ENEM. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 25, p. 267–288, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34805. Acesso em: 28 jul. 2025.