Multimodalidade e Ensino Remoto: uma análise dos significados multimodais das atividades realizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65185

Palabras clave:

COVID-19, ensino, multiletramentos, multimodalidade, ambientes virtuais de aprendizagem

Resumen

Assolado pela pandemia de COVID-19, o contexto de ensino global precisou ser alterado. O que era físico, passou a ser virtual e, nesse momento, torna-se latente uma das questões relacionadas aos contextos de multiletramentos que já vinha sido amplamente debatida: a multimodalidade (KALANTIZIS, 2020). Por meio da análise das atividades de dois ambientes virtuais de aprendizagem, de Instituições Públicas de Ensino, este artigo aborda os sentidos gerados nessas atividades e realiza uma coleta de dados a fim de compreender quais dos sentidos multimodais são mais produtivos na relação de ensino-aprendizagem. Desta forma, o presente estudo contribui para o entendimento de quais práticas multimodais são bem-sucedidas dentro do contexto abordado e o que pode ser incorporado às relações de ensino pós-pandêmicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Cristina Rangel da Costa, UERJ Colégio Pedro II

Professora de inglês do Colégio Pedro II e mestranda em Linguística do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ.

Lucas Eduardo dos Reis da Fonseca, UERJ

Mestrando em Linguística do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ.

Publicado

2023-04-21

Cómo citar

RANGEL DA COSTA, Paula Cristina; DOS REIS DA FONSECA, Lucas Eduardo. Multimodalidade e Ensino Remoto: uma análise dos significados multimodais das atividades realizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 41, p. 125–143, 2023. DOI: 10.12957/palimpsesto.2022.65185. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/65185. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

Estudos de Língua (Tema livre)