Associando o ensino de língua e ensino de literatura nas aulas de português do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35296Palabras clave:
Ensino de língua portuguesa, ensino médio, formação de professores, formação de usuários competentes da línguaResumen
A dissociação entre o ensino de língua e o ensino de literatura é um dos grandes entraves do ensino médio brasileiro, no que se refere às aulas de língua portuguesa. Neste texto, essa questão é abordada com vistas a apresentar um exemplo de opção de estratégias pedagógicas que demonstram como é possível a superação dessa separação já há tempos condenada pelo discurso regulador oficial da educação brasileira. Antes de apresentar essa opção, no entanto, o texto faz, na sua segunda parte, uma síntese dos pressupostos veiculados pelo discurso oficial que deu forma à configuração hoje desejável para as aulas de língua portuguesa do ensino médio. Nesse movimento, dialoga-se com autores nacionais e estrangeiros que têm se dedicado à produção de conhecimento acerca da formação de usuários competentes da língua materna.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.