Associando o ensino de língua e ensino de literatura nas aulas de português do ensino médio

Autores/as

  • Rodrigo Alves dos Santos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35296

Palabras clave:

Ensino de língua portuguesa, ensino médio, formação de professores, formação de usuários competentes da língua

Resumen

A dissociação entre o ensino de língua e o ensino de literatura é um dos grandes entraves do ensino médio brasileiro, no que se refere às aulas de língua portuguesa. Neste texto, essa questão é abordada com vistas a apresentar um exemplo de opção de estratégias pedagógicas que demonstram como é possível a superação dessa separação já há tempos condenada pelo discurso regulador oficial da educação brasileira. Antes de apresentar essa opção, no entanto, o texto faz, na sua segunda parte, uma síntese dos pressupostos veiculados pelo discurso oficial que deu forma à configuração hoje desejável para as aulas de língua portuguesa do ensino médio. Nesse movimento, dialoga-se com autores nacionais e estrangeiros que têm se dedicado à produção de conhecimento acerca da formação de usuários competentes da língua materna.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Alves dos Santos, UFMG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Publicado

2018-07-03

Cómo citar

SANTOS, Rodrigo Alves dos. Associando o ensino de língua e ensino de literatura nas aulas de português do ensino médio. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 26, p. 200–219, 2018. DOI: 10.12957/palimpsesto.2018.35296. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35296. Acesso em: 10 may. 2025.