Associando o ensino de língua e ensino de literatura nas aulas de português do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35296Keywords:
Ensino de língua portuguesa, ensino médio, formação de professores, formação de usuários competentes da línguaAbstract
A dissociação entre o ensino de língua e o ensino de literatura é um dos grandes entraves do ensino médio brasileiro, no que se refere às aulas de língua portuguesa. Neste texto, essa questão é abordada com vistas a apresentar um exemplo de opção de estratégias pedagógicas que demonstram como é possível a superação dessa separação já há tempos condenada pelo discurso regulador oficial da educação brasileira. Antes de apresentar essa opção, no entanto, o texto faz, na sua segunda parte, uma síntese dos pressupostos veiculados pelo discurso oficial que deu forma à configuração hoje desejável para as aulas de língua portuguesa do ensino médio. Nesse movimento, dialoga-se com autores nacionais e estrangeiros que têm se dedicado à produção de conhecimento acerca da formação de usuários competentes da língua materna.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.