Luto e escrita performática em contexto de pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79886

Keywords:

Covid-19, Escrita performática, luto, teoria da performance.

Abstract

It analyzes a specific aspect of mourner: your performance. This is done based on the reiterated nature of the behaviors of mourners in the West in the 20th and 21st centuries, with greater emphasis on the period of the pandemic caused by Covid-19. For this, the studies of Ariès (1989, 1990 [1977]; 2012 [1977]) will be used as a historical framework; Adichie (2021), as a first-person reflection on the experience of grief; Franco (2021), regarding the topic of mourning; and Schechner (2000; 2006), Taylor (2012) and Ravetti (2002) with performance theory. As a result, it was concluded that, even with the change of times and their events, mourners do not stop expressing themselves and performing farewell rituals, even if this means performing this mourning in other ways, such as through performance writing, which was very used in the context of the most recent pandemic.

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Author Biographies

Rebecca de Araujo Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Literatura: Alteridade e Sociedade (LAS). Licenciada em Letras com Habilitação em Português pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Faz parte do Grupo de Estudos Literatura e Educação. E é servidora pública da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU-ES), atuando como professora de Língua Portuguesa na educação básica.

Maria Amélia Dalvi Salgueiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciada e mestra em Letras, doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) (2001-2010). Realizou estágio pós-doutoral em Letras junto à Universidade Federal de Goiás (2015-2016) e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022-2023). Foi professora da educação básica (2003-2009), atuando nas redes pública e privada. Desde 2010, atua no magistério superior na Universidade Federal do Espírito Santo, como professora associada do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação. Compôs instâncias como colegiado de curso, núcleo docente estruturante, conselho departamental e conselhos superiores. Atualmente, exerce pela segunda vez mandato como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Fundou e coordena o grupo de pesquisa Literatura e Educação (www.literaturaeeducacao.ufes.br) (2011 ao presente). Integra, na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll), o Grupo de Trabalho Literatura e Ensino (2016 ao presente), tendo atuado, antes, no GT Literatura Infantil e Juvenil (2012-2016). Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) integra o GT Trabalho e Educação. É membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Literatura do Espírito Santo (Neples), tendo produzido estudos sobre a obra de diversos autores capixabas do séc. XX ao presente e sobre o sistema literário no estado do Espírito Santo. Como escritora, recebeu o selo "Altamente Recomendável" concedido pela Fundação Nacional do Livro Intantil e Juvenil (FNLIJ), por No cangote do Saci: lendas do Brasil. As palavras-chave de sua produção são: Educação Literária; Ensino de Literatura; Formação de Professores; Leitura; Literatura do Espírito Santo; Literatura Infantil e Juvenil; Livro Didático; Políticas Públicas (para o livro, a leitura, a literatura e a formação de professores). Alguns de seus artigos, capítulos e ensaios podem ser baixados em: https://ufes.academia.edu/MariaAméliaDalvi. 

References

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Published

2024-05-14

How to Cite

RIBEIRO, Rebecca de Araujo; SALGUEIRO, Maria Amélia Dalvi. Luto e escrita performática em contexto de pandemia . Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 45, p. 453–472, 2024. DOI: 10.12957/palimpsesto.2024.79886. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/79886. Acesso em: 7 jul. 2025.

Issue

Section

Estudos de Literatura (Tema livre)