Variação linguística nas provas do Enem: análise qualitativa ao longo do tempo
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.78861Keywords:
Variação, Ensino, Sociolinguística.Abstract
Neste artigo temos como foco discutir qualitativamente a abordagem acerca da variação linguística nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio ao longo dos anos. Para isso, seguimos o embasamento teórico da Sociolinguística Variacionista (Coulmas, 2001; Eckert, 2012; Drager, 2015), que defende a língua viva, variável, mutável e socialmente motivada por fatores de diferentes ordens. Nossos resultados indicam que as questões são pertinentes em relação às discussões sociolinguísticas e à Matriz de Referência do exame.
References
ANDRADE, Gisele Gama. A metodologia do ENEM: uma reflexão. Série-Estudos, Campo Grande, n. 33, p. 67-76, 2012.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 107-126, 2011.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BRASIL. ENEM: documento básico. Brasília: Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 1998.
BRASIL. Matriz de Referência ENEM. Brasília: Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2009. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 2 abr. 2023.
BRASIL. Redação no ENEM 2016: Cartilha do Participante. Brasília: Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), 2016. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf. Acesso em: 16 abr. 2023.
BRASIL. Redação no ENEM 2018: Cartilha do Participante. Brasília: Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), 2018. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/outros-documentos. Acesso em: 16 abr. 2023.
CALLOU, Dinah. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do presente para o passado. Caderno de Letras UFF, Niterói, n. 63, p. 57-73, 2008.
COELHO, Izete. et al. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2021.
COULMAS, Florian. Sociolinguistics. In: ARONOFF, Mark.; REES-MILLER, Janie. (org.), The Handbook of Linguistics. Malden; Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 2001. p. 563-581.
DRAGER, Katie. Linguistic variation, identitary construction and cognition (Studies in Laboratory Phonology 2). Berlin: Language Science Press, 2015.
ECKERT, Penelope. Three Waves of Variation Study: The Emergence of Meaning in the Study of Sociolinguistic Variation. Reviews in Advance, Stanford, p. 87-100, 2012.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
GRISA, Gregório; LEAL, Arthur. “Enem: especialistas analisam queda de inscritos nos últimos anos: 'Bolsonaro tratou universidades como inimigas'”. Jornal O Globo. 11 nov. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/enem-e-vestibular/noticia/2022/11/enem-especialistas-analisam-queda-de-inscritos-nos-ultimos-anos-bolsonaro-tratou-universidades-como-inimigas.ghtml. Acesso em: 16 jan. 2024.
LIMA, Ricardo Joseh. Variação linguística e os livros didáticos de português. In: MARTINS, M. A.; TAVARES, M. A.; VIEIRA, S. R. (org.). Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 115-131.
MACHADO VIEIRA, Marcia. Língua, sociedade e relações de poder: a produção escrita de surdos. In: FREITAS JUNIOR, Roberto; SOARES, Lia Abrantes.; NASCIMENTO, João Paulo. (org.). Aprendizes surdos e escrita em L2: reflexões teóricas e práticas. Rio de Janeiro: PPGLEN - Faculdade de Letras (UFRJ), 2020. p. 36-56.
NETO, Ruy. et al.. O impacto do Enem nas políticas de democratização do acesso ao ensino superior brasileiro. Comunicações, Piracicaba, ano 21, n. 3 (Edição especial), p. 109 – 123, 2014.
NIDECKER, M. N. Preconceito linguístico e redação do ENEM: variações linguísticas e as competências avaliadas. São Gonçalo, 2017.
RECUO de matrículas de jovens no ensino superior escancara falhas na política de educação. O Globo. Educação. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2022/11/recuo-de-matriculas-de-jovens-no-ensino-superior-escancara-falhas-na-politica-de-educacao-veja-numeros.ghtml. Acesso em: 27 mar. 2023.
SILVEIRA Fernando Lang; BARBOSA, Marcia Cristina; SILVA, Roberto da. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, Porto Alegre, v. 37, n. 1, 1101, 2015.
VIEIRA, Silvia Rodrigues. Variação linguística, texto e ensino. Revista (Con)textos linguísticos (UFES), Vitória, v. 1, p. 53-75, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.