Multiliteracies in the classroom: the construction of meanings in hypertext

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.70058

Keywords:

construction of meanings, text genre, hypertext, journalistic news, multiliteracies.

Abstract

In this article, the construction of meanings in hypertext was investigated through the textual genre journalistic news in a digital environment. A pedagogical proposal was developed with elementary school students in a public school in the state of Rio de Janeiro. Students accessed news about the Covid-19 pandemic using cell phones connected to the internet, with supervised content and environment. Throughout the article, the data generated, the analyzes and the reasoning that included authors such as Cope and Kalantzis (2000, 2008, 2013), Freire (1987, 1996), Koch and Travaglia (2000, 2011), Marcuschi (2001, 2005, 2010), Possenti (2002), Rojo (2012), Santaella (2014) and Xavier (2010). The results pointed to the urgency of pedagogies that cooperate for the multiliteracies that are necessary at the beginning of this century.

Author Biographies

Estefani Gumiéro Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Estefani Gumiéro Costa é professora de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC). Graduada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas portuguesa e brasileira) pelo Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA), Especialista em Língua Portuguesa (Gramática) pela Faculdade de Educação São Luís, Mestra em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A área de interesse de seus estudos é voltada à descrição linguística e à cognição; descrição de processos cognitivos subjacentes à construção de sentidos (metáforas, metonímias e mesclagens conceptuais); relações entre linguagem e tecnologias da informação e comunicação; processos sociocognitivos de compreensão leitora.

Cláudio Ricardo Corrêa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Letras (Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ. Mestre em Letras (Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ (2016-2018). Bolsista FAPERJ - Programa Doutorado Nota 10. Atua como pesquisador investigando os seguintes temas: uso de tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas adicionais, aprendizagem ubíqua, cibercultura, multiletramentos, gamificação, autonomia e autodidatismo no processo de aquisição linguística, processos cognitivos envolvidos na construção de sentido, modelos cognitivos idealizados (MCIs), esquemas imagéticos, metáfora, metonímia, integração conceptual e multimodalidade. Participa do grupo de pesquisa CNPq: EAL - Ensino e aprendizagem de línguas: abordagens, metodologias e tecnologias e do projeto de extensão CEALD - Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital: O Desafio da Equidade na Formação de Professores de Línguas. É graduado em Comunicação Social (Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1988) e licenciado em Língua Portuguesa - AVM - Instituto A Vez do Mestre/Cândido Mendes (2013).

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Published

2023-12-12

How to Cite

Costa, E. G., & Corrêa, C. R. (2023). Multiliteracies in the classroom: the construction of meanings in hypertext. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(43), 244–270. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.70058