Neoliberal themes in German teaching textbooks

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.69970

Keywords:

Discourse Analysis, applied linguistics, neoliberalism, textbooks, foreign language learning.

Abstract

The aim of this article is to discuss the excessive presence of neoliberal components, as theme, for example in materials, legislations and specially in German teaching textbooks. We have selected the Kursbuch volume A1.1 of Menschens collection, in order to proceed a case study stablishing an investigation on the presence of neoliberal discourses in a language learning context. Therefore, we will use the Pêcheuxtian perspective of Discourse Analysis (Pêcheux, 1975; 1983) and the Foulcault based analysis about power, discussed from the images of learners by Arantes (2018). Additionally, theoretical references that broach the constituted and perpetuated power relations through discourses, as Foucault (2002) and Van Dijk (2018 [2008]), will support to investigate book activities and the influence of their formulations on the learner’s production, as the current discussion about neoliberalism in education and its effects.

Author Biographies

Rayanne Lira Favacho Caspary, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Linguística, UERJ. Analista do discurso, crítica de materiais didáticos internacionais e coloniais e produtora de materiais alternativos. Possui bacharelado e licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Letras Português e Alemão e suas respectivas literaturas (2018). Atualmente professora de Língua Alemã no Colégio Cruzeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de língua adicional e produção de material didático para ensino de língua alemã. Mãe do Benjamin.

Poliana Coeli Costa Arantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada de Língua Alemã do Instituto de Letras (ILE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professora efetiva no Programa de Pós-graduação em Letras (área de Linguística) do ILE/UERJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.Bolsista do Programa Prociência (UERJ/FAPERJ).Coordenadora do Convênio de Cooperação Internacional entre a Westsächsische Hochschule Zwickau (Alemanha) e a UERJ. Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, em Convênio de Cooperação entre o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR/ONU) e a UERJ, no período de 2017-2019. Coordenadora do GT/ANPOLL Discurso, Trabalho e Ética, desde 2018. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários". Pesquisadora do Forschungsgruppe Medienkultur do FRIAS (Freiburg Institut of Advanced Studies), desde 2013 e do Núcleo de Análise do Discurso (NAD-UFMG), desde 2011. Membro-fundadora da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). Doutora em Linguística (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período de doutorado sanduíche (bolsa CAPES/DAAD) na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha), mestre em Linguística (2010) pela UFMG e licenciada pela mesma Universidade em Português/Alemão (2007). Tem atuado na orientação de pesquisas em mestrado e doutorado e em comitês de avaliação de agências de fomento, de instituições de ensino superior e de periódicos científicos nas seguintes áreas e temáticas: Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Línguas Adicionais, sobretudo Língua Alemã, e Língua Portuguesa, Análise e Elaboração de Materiais Didáticos, Formação Docente, Análise do Discurso, Estudos Enunciativos, Mídia, Linguagem e Trabalho Docente. MÃE DO BERNARDO.

References

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Published

2023-12-12

How to Cite

Lira Favacho Caspary, R., & Arantes, P. C. C. (2023). Neoliberal themes in German teaching textbooks. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(43), 144–173. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.69970