RELAÇÕES DIALÓGICAS EM UMA PERSPECTIVA CONTEMPLATIVA DA DIMENSÃO SOCIAL DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62324Keywords:
Dialogismo bakhtiniano, Língua-linguagem, Função social educacional.Abstract
O presente artigo tem como objetivo principal evidenciar como as importantes relações dialógicas contidas na linguagem humana podem ser articuladas em prol do processo de ensino-aprendizagem no que tange à função social da educação. Enquanto procedimentos metodológicos foram escolhidos a pesquisa exploratória- bibliográfica como estratégia de fundamentação teórica, a abordagem qualitativa e o método aplicado. Para evidenciação da problematização abordada será realizada uma contextualização - ainda que de maneira sucinta - histórica, econômica, social e cultural de alguns fatores considerados importantes na correlação da concepção dialógica cunhada por Bakhtin e por seu Círculo a alguns dos pressupostos teóricos da Pedagogia e da Psicologia, bem como a outras concepções que dialogam em algum nível com a função social da educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.