MULTILETRAMENTOS: O POTENCIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61637Keywords:
Multiletramentos, Relações interdiscursivas, Língua Portuguesa.Abstract
Objetiva-se realizar a partir da temática do êxodo uma leitura interdiscursiva, considerando diferentes textos-enunciados, a fim de desenvolver uma análise do potencial pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para as análises e discussões, embasa-se teórico-metodologicamente na Análise Dialógica do Discurso - ADD (BAKHTIN, 1992 [1929]; 2003 [1979]); (FIORIN, 2006) e nos Multiletramentos (ROJO, 2013; 2017), além dos documentos parametrizadores da educação como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e o Referencial Curricular do Paraná – RCPR (2018). Como resultados, destaca-se o potencial dos textos- enunciados multiculturais e multimodais como instrumentos formativos, que possibilitam aprimorar o cabedal teórico e prático nos processos de multiletramentos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.