MULTIMODALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS E O TRABALHO COM CAPACIDADES DE LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59942Keywords:
Multimodalidade, Textos multimodais, Livros didáticos de Língua Portuguesa.Abstract
O artigo discute a presença da multimodalidade em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio a partir de um levantamento quantitativo e da análise qualitativo-interpretativa, de caráter documental, de textos multimodais presente em uma coleção de livros aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático/2015 e o tratamento dispensado ao trabalho com a leitura desses textos pela coleção. O estudo fundamenta-se em discussões sobre multimodalidade e textos multimodais. Os resultados mostram que, apesar da incidência de textos multimodais nos livros didáticos do Ensino Médio analisados, ainda são poucas as atividades de leitura que exploram a construção de significados a partir do processo de integração e combinação de semioses/linguagens de recursos semióticos que compõem esses textos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.