Análise linguística a partir de memes: uma proposta de ensino
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54191Keywords:
Memes. Ensino. Língua Portuguesa. Multiletramentos.Abstract
Este artigo tem por objetivo relatar e discutir a experiência de uma proposta de ensino com memes aplicada no Colégio Estadual Odorico Tavares, durante o período de Estágio Supervisionado II de Língua Portuguesa, realizado no curso de Letras da Universidade federal da Bahia. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, descritivo, reflexivo e interpretativo. Os memes foram escolhidos como proposta de ensino por serem textos contemporâneos que possuem semioses distintas, tais como: imagem, cor, gestos, texto escrito etc., bem como devido à proximidade dos discentes com esses textos. A proposta de ensino teve como premissa proporcionar a aprendizagem do conteúdo a partir de elementos da própria realidade dos alunos. Dessa forma, pretende-se discutir a importância de o professor trabalhar com textos multimodais em sala de aula e “contemplar também os novos letramentos, essencialmente digitais”, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (20178). Nesse sentido, serão abordados os conceitos de memes e de textos multimodais, o relato da experiência dessa proposta de ensino no colégio Estadual Odorico Tavares, a importância de ensinar o conteúdo a partir da realidade dos discentes e as contribuições da proposta de ensino com memes não somente para o ensino de língua portuguesa, mas para a compreensão de fenômenos socioculturais, os quais estão imbricados na língua, no discurso. Pretende-se com este estudo evidenciar a importância do trabalho com os gêneros digitais na escola, explorando a “análise de elementos discursivos, composicionais e formais de enunciados nas diferentes semioses” (BNCC, 2018), visando proporcionar a esses jovens reflexões, interpretações e compreensões de múltiplas linguagens.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.