Práticas de leitura no Skoob: possíveis implicações para o ensino de literatura na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.51278Keywords:
Práticas leitoras, Skoob, Formação de Leitores, Ensino de Literatura.Abstract
A crise da leitura, propalada pelo imaginário de senso comum, apresenta um ponto de contradição com as práticas leitores em contexto digital, que têm consumido a atenção das pessoas na contemporaneidade, especialmente de crianças e jovens. Nesse sentido, a rede social de leitores Skoob, que mobiliza 5 milhões de usuários no Brasil, pode revelar práticas de leitura relevantes para considerar estratégias pedagógicas de formação de leitores no contexto da educação básica. Considerando análises críticas como as de Daniel Cassany (2011) e de Aidan Chambers (2007), esse artigo apresenta e analisa práticas de leitura observadas no Skoob, e propõe diálogos entre essas práticas e o currículo da educação básica, norteado pela educação literária.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.