Estratégias de polidez no discurso dos professores sobre o conceito: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44223Abstract
Neste estudo objetiva-se identificar e compreender o uso das estratégias de polidez utilizadas no discurso dos professores de um Colégio Estadual localizado em Curitiba (PR), especificamente quando definem o que constituem uma atitude ou comportamento preconceituoso no ambiente escolar. Com relação às técnicas de investigação, optou-se pela realização de questionários diagnósticos e do Grupo Focal como principal método de geração de dados. A análise dos dados demonstra que as estratégias de polidez utilizadas cumprem o propósito de projetar imagens positivas de si, a fim de cumprir com as expectativas de comportamento determinadas pelas normas de conduta do convívio social, sobretudo quando o indivíduo se apresenta no papel social de professor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.