O ensino de língua portuguesa e a contribuição da linguistica: uma questão transfronteiriça
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2010.35813Palavras-chave:
Linguística, ensino de língua portuguesa, sistema de educação pública uruguaio.Resumo
O português, ao funcionar como língua praticada por sujeitos que habitam além das fronteiras brasileiras, tornou-se objeto de preocupação por parte de órgãos oficiais responsáveis pela educação fora de seus limites territoriais. Assim como no Brasil, onde documentos orientadores do ensino de língua portuguesa fundamentaram se em conhecimentos produzidos por linguistas, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, no Uruguai, pesquisas desenvolvidas no interior da linguística serviram de base para elaboração de propostas de reestruturação do ensino. Desse modo, apresentamos uma análise da Propuesta de reestructura de los componentes curriculares y extracurriculares del dominio lingüístico en los tres subsistemas, atentando para a contribuição de alguns estudiosos e a inclusão de seus estudos e teorias no que se refere ao português enquanto língua que deve compor o currículo do sistema de ensino uruguaio, ao lado do espanhol, com foco na região fronteiriça norte e leste desse país, limítrofe com o Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.