Noite na taverna: prosa atípica no romantismo nacional
Keywords:
Noite na taverna, Álvares de Azevedo, fantástico, recepção crítica.Abstract
Diversos críticos enfatizaram a vertente fantástica de Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, obra que se consagrou, portanto, como uma narrativa pertencente ao gênero fantástico, apesar de não corresponder plenamente à concepção do gênero desenvolvida por Tzvetan Todorov, em Introdução à literatura fantástica, subsídio fundamental para os estudos da ficção insólita. “Fantástica”, “sobrenatural”, “de horror”, “sombria”, “macabra”, “monstruosa”, “dantesca”, “simbolista avant la lettre”, “gótica” são alguns dos termos empregados pela crítica nos principais estudos publicados acerca da obra. Trata-se de uma multiplicidade de classificações que não a caracterizam adequadamente, e só demonstram a dificuldade de definir-lhe o gênero. Partindo dos principais estudos críticos produzidos sobre a obra desde sua primeira edição, consideramos a pertinência da classificação como integrante do gênero fantástico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.