Uma Reflexão De Leitura E Ensino Aplicada A Alunos De Periferia
Keywords:
Linguística Textual, Ensino e Leitura, Alunos de PeriferiaAbstract
O objetivo deste trabalho é conhecer o nível de letramento de alunos de periferia, propondo uma reflexão sobre a atuação do professor junto a este grupo. Considerando o aspecto qualitativo, propõe uma análise textual dos textos produzidos por um grupo de alunos do 7º ano de uma escola de periferia do Rio de Janeiro, objetivando verificar o nível de compreensão dos comandos das atividades. As primeiras análises, embasadas na Linguística Textual (FÁVERO & KOCK, 2012) revelam que: 1) estes alunos leem apenas superficialmente (TEBEROSKY, 2003), demonstrando, em suas respostas, que não compreenderam o teor do enunciado; 2) o companhamento adequado do professor, utilizando a língua como procedimento metodológico e científico pode levar o aluno a aprofundar o nível de compreensão. Os resultados encontrados podem contribuir para a conscientização dos docentes sobre sua tarefa de interferir no desenvolvimento leitor, e não apenas observar tais atividades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.

Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.




