Significados provenientes de gírias em língua portuguesa – um estudo de cinco casos
Keywords:
Língua Portuguesa, Dicionários, NeologismosAbstract
O objetivo deste artigo é abordar um determinado aspecto da renovação do léxico, a neologia semântica. O estudo é feito a partir da observação do percurso da informalidade da oralidade até o acesso aos registros de uma obra de referência da modalidade escrita da língua: o dicionário, analisando um grupo de palavras da Língua Portuguesa, pertencentes ao domínio discursivo da educação física que acumularam significados provenientes de gírias – malhação, malhar, maromba, marombeiro, sarado. Para isso, o artigo começa com uma breve exposição dos conceitos de Krieger (2012) e Alves (2011) sobre o papel dos dicionários. Em seguida, discute‐se o conceito de neologismos a partir de Valente (2005), Carvalho (1987) e Azeredo (2012); de gírias, de acordo com Preti (s/d e 2000). Apresentam‐se observações de Alves (2011) e Silva (2011) sobre a inserção desse tipo de vocábulo em dicionários e, finalmente, a análise do grupo de palavras que compõem o corpus.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.