O uso das tirinhas da Folha de S. Paulo em livros didáticos e possíveis efeitos de sentido
Keywords:
Livro didático, Folha de S. Paulo, efeitos de sentido.Abstract
O objetivo deste artigo é refletir sobre possíveis efeitos de sentido produzidos pela utilização das tirinhas da Folha de S. Paulo nos livros didáticos da coleção Português Linguagens (2015), da Editora Saraiva, assinada pelos autores William Roberto Cereja & Thereza Coch ar Magalhães. Parte - se das hipóteses de que o uso das tirinhas pode estar produzindo sentidos sobre quais gêneros textuais os alunos poderiam ter acesso do jornal Folha de S. Paulo e de que as tirinhas poderiam ser utilizadas como um repositório de exemplo s de aplicações gramaticais. Para refletir sobre essas hipóteses serão observadas a quantidade de tirinhas presentes nos livros do 6º ao 9º ano, além de algumas tirinhas e os exercícios propostos pelos autores baseados nelas. Neste texto, a produção de sen tidos será pensada de acordo com o arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.