Um retorno ao clássico A ilha do tesouro: uso de narrativa na produção de fanfiction
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.53624Keywords:
Palavras-chave, Leitura e escrita, Gêneros digitais, Fanfic.Abstract
Este artigo investigou a prática de leitura e escrita de narrativas de ficção de alunos do Ensino Médio, por meio do gênero digital fanfiction. A pesquisa contou com a participação de 29 alunos e uma professora de uma escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso, e para a sua fundamentação teórica, utilizou-se de aporte conceitual e metodológico à luz de autores que discutem linguagem, gêneros discursivos e tecnologia digital. Os procedimentos metodológicos escolhidos para nortear o estudo foram: pesquisa de campo, bibliográfica e observação participante. O estudo apresentou a relevância do gênero no ensino-aprendizagem e a sua colaboração para ampliar as capacidades de leitura e escrita dos alunos da escola pública. Além disso, possibilitou a produção autoral de texto narrativo em um dos seus contextos de uso no domínio público.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.