Entrelaçando Identidades: raça e gênero nas escritas de Henrique Marques Samyn

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81418

Palavras-chave:

Henrique Marques Samyn, LetrasPretas, identidade, escrita.

Resumo

Entrevista com o Professor Associado da UERJ Henrique Marques Samyn a respeito do premiado projeto LetrasPretas, que divulga e analisa produções de autoria feminina negra, bem como os desafios encontrados na literatura para protagonizar minorias. Também foram discutidas as diferenças entre as escritas acadêmica e literária, tomando como base sua experiência como autor de livros como Levante e Uma Temporada no Inferno.

Biografia do Autor

Henrique Marques Samyn, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Associado e pesquisador procientista do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Suas pesquisas abordam a representação de subjetividades e corpos racializados e generificados a partir de uma perspectiva interseccional. Desenvolve o projeto “A experiência como fundamento na literatura luso-brasileira de autoria negra” (Prociência/Pibic UERJ) em articulação com o projeto de extensão LetrasPretas, voltado ao estudo e divulgação da produção literária, cultural e intelectual de autoria negra e feminina, desenvolvido com estudantes negras e cotistas da UERJ. Como coordenador do Programa de Estudos Galegos da UERJ, pesquisa o processo histórico de construção do racismo ibérico e desenvolve o projeto (Contra)modelos de gênero na estética (neo)trovadoresca: matrizes e heranças (Pibic UERJ). Desde 2020, leciona sobre literatura de autoria negra na Tokyo University of Foreign Studies, como Affiliated Associate Professor. Em 2023, foi convidado a ministrar presencialmente, em Tóquio, um seminário sobre literatura e crítica negra brasileira. Integrou a Comissão Consultora da Ocupação Machado de Assis, realizada pelo Itaú Cultural em 2023/2024. É membro da equipe do Gabinete em Estudos de Gênero da Universidade de Lisboa. Como escritor, tem textos publicados em diversas antologias publicadas no Brasil e no exterior, e tem sido convidado a participar regularmente de eventos literários como a Festa Literária Internacional de Paraty, a Festa Literária das Periferias e a Primavera dos Livros, entre outros. Recebeu em 2014 o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira, sendo eleito pelos alunos do Centro de Educação e Humanidades da UERJ, por votação direta, o professor que mais contribuiu para a sua formação acadêmica.

Bruna de Oliveira Sales, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é bolsista CAPES. É mestre em Literatura Portuguesa pela mesma instituição e seus estudos são voltados para as questões de gênero presentes nos romances de Camilo Castelo Branco. Além disso, é especialista em Tradução de Italiano também pela UERJ. Tem graduação em Letras: Português/Italiano pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, período em que desenvolveu pesquisas na área de Linguística, voltando-se para a Análise do Discurso, e Literatura Portuguesa, tendo pesquisado cantigas trovadorescas e o período oitocentista.

Marcela Ansaloni de Azevedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/CAPES), onde pesquisa a produção contística da escritora Maria Judite de Carvalho sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Nazar David. Mestre em Literatura Comparada (UERJ), tendo como objeto de pesquisa Lavoura Arcaica de Raduan Nassar e o silêncio que permeia a obra. Tem experiência também na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica. Editora geral da Revista Palimpsesto, do Programa de Pós - Graduação em Letras da UERJ, desde maio de 2023.

Pâmera Ferreira Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É doutoranda, bolsista da FAPERJ, em Literatura Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde 2021, onde também cursou sua graduação em Letras (2004-2008) e fez seu mestrado em Literatura Portuguesa (2009-2011). Atuou como docente de Língua Portuguesa e na administração pedagógica do Ensino Básico da Marinha do Brasil, além de ter orientado trabalhos de conclusão de curso de especialização em Neurociência. Sua pesquisa é voltada para os aspectos de verossimilhança e mimese entre o contemporâneo, filosófico e literário na obra de José Saramago.  

Referências

SAMYN, Henrique Marques. Panteras Negras: uma introdução. São Paulo: Editora Jandaíra, 2023.

SAMYN, Henrique Marques. Uma Temporada no Inferno. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2022.

SAMYN, Henrique Marques. Levante. Rio de Janeiro: Editora Jandaíra, 2020.

SAMYN, Henrique Marques. Por uma revolução antirracista: uma antologia de textos dos Panteras Negras (1968-1971). Rio de Janeiro: edição do autor, 2018.

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Samyn, H. M., Sales, B. de O., Azevedo, M. A. de, & Santos, P. F. (2024). Entrelaçando Identidades: raça e gênero nas escritas de Henrique Marques Samyn. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 44–66. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81418

Edição

Seção

Entrevista