Hércules e a pastora: alegoria e tradição nos Carmina Burana

Autores

  • Henrique Marques Samyn Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

alegoria, Carmina Burana, pastorela, poesia médio-latina.

Resumo

rata-se de analisar duas dentre as alegorias constantes dos Carmina Burana, considerando suas origens a partir de contextos culturais diversos: de um lado, Hércules, presente – explicitamente ou não – em obras de Pedro de Blois, é uma alegoria recuperada da tradição grega; de outro lado, a pastora, presente nas pastorelas e em outras composições dos Carmina Burana, deriva da tradição cristã. A análise compreende quatro poemas do codex buranus, buscando compreender de que forma essa apropriação simbólica relaciona-se com o contexto tradicional originário de cada uma das alegorias.

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Biografia do Autor

Henrique Marques Samyn, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

SAMYN, Henrique Marques. Hércules e a pastora: alegoria e tradição nos Carmina Burana. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 6, n. 6, p. 1–10, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35606. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

Seção

Estudos livres

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