Tradução do "Manifesto da Mulher Futurista", um texto de Valentine de Saint-Point

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.80338

Palavras-chave:

Futurismo, Gênero, Tradução, Escrita Feminina.

Resumo

O presente trabalho é uma tradução do italiano de um dos textos mais célebres da artista e escritora francesa Valentine de Saint-Point, intitulado “Manifesto della Donna Futurista”. O manifesto foi originalmente publicado em 1912, após ter sido proferido por Saint-Point em uma Conferência realizada na Galeria Giroux de Bruxelas, na Bélgica, e, posteriormente, na Salle Gaveu, em Paris, na França. É uma expressão eloquente das aspirações feministas e futuristas do início do século XX, que destaca a importância da mulher enquanto agente na construção de uma nova ordem social e cultural.

Biografia do Autor

Marseille Lopes Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Literatura Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo dissertação sobre a escritora portuguesa Beatriz Delgado, com financiamento da CAPES. Especialista em Tradução em Língua Italiana, com monografia sobre o estilo literário de Camilo Boito e tradução comentada do conto “Santuario”. Bacharela e Licenciada em Letras: Português/ Italiano pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Renan Marques Isse, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada e Especialista em Tradução em Língua Italiana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como professor de Língua Portuguesa pela SME-RJ e atuou como Professor Substituto no Setor de Italiano, Departamento de Letras Neolatinas do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eduardo da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/CNPq)

Professor associado de Literatura Portuguesa no Instituto de Letras da UERJ, atuando na graduação e na pós-graduação. É bol­sista Prociência/UERJ e pesquisador PQ2 do CNPq. Tem doutorado em Es­tudos de Literatura pela UFF (2013), mestrado em Ciência da Literatura pela UFRJ (2009) e realizou estágio de pós-doutorado na USP (2022). É colíder do grupo Pesquisas Literárias Luso-Brasileiras (UERJ/Real Gabinete Português de Leitura), pesquisador do grupo ARS – Arte, Realidade, Sociedade (FBN) e investigador-colaborador no Centro de Estudos Clássicos (FLUL).

Referências

Referência bibliográfica da obra traduzida:

SAINT-POINT, Valentine. Manifesto della donna futurista. Direzione del Movimento Futurista: Corso Venezia, 61 – Milano, 1912.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Lopes Costa, M., Marques Isse, R., & Cruz, E. da. (2024). Tradução do "Manifesto da Mulher Futurista", um texto de Valentine de Saint-Point. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 615–622. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.80338

Edição

Seção

Outras contribuições