RELAÇÕES DIALÓGICAS EM UMA PERSPECTIVA CONTEMPLATIVA DA DIMENSÃO SOCIAL DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62324Palavras-chave:
Dialogismo bakhtiniano, Língua-linguagem, Função social educacional.Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal evidenciar como as importantes relações dialógicas contidas na linguagem humana podem ser articuladas em prol do processo de ensino-aprendizagem no que tange à função social da educação. Enquanto procedimentos metodológicos foram escolhidos a pesquisa exploratória- bibliográfica como estratégia de fundamentação teórica, a abordagem qualitativa e o método aplicado. Para evidenciação da problematização abordada será realizada uma contextualização - ainda que de maneira sucinta - histórica, econômica, social e cultural de alguns fatores considerados importantes na correlação da concepção dialógica cunhada por Bakhtin e por seu Círculo a alguns dos pressupostos teóricos da Pedagogia e da Psicologia, bem como a outras concepções que dialogam em algum nível com a função social da educação.
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