RELAÇÕES DIALÓGICAS EM UMA PERSPECTIVA CONTEMPLATIVA DA DIMENSÃO SOCIAL DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62324

Palavras-chave:

Dialogismo bakhtiniano, Língua-linguagem, Função social educacional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal evidenciar como as importantes relações dialógicas contidas na linguagem humana podem ser articuladas em prol do processo de ensino-aprendizagem no que tange à função social da educação. Enquanto procedimentos metodológicos foram escolhidos a pesquisa exploratória- bibliográfica como estratégia de fundamentação teórica, a abordagem qualitativa e o método aplicado. Para evidenciação da problematização abordada será realizada uma contextualização - ainda que de maneira sucinta - histórica, econômica, social e cultural de alguns fatores considerados importantes na correlação da concepção dialógica cunhada por Bakhtin e por seu Círculo a alguns dos pressupostos teóricos da Pedagogia e da Psicologia, bem como a outras concepções que dialogam em algum nível com a função social da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Cristina Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso- Campus de Rondonópolis

Mestranda do PPGEdu/UFMT/UFR. Membro do grupo de pesquisa FORTEP. Assistente Social na rede municipal de Rondonópolis - MT.

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

PEREIRA, Mara Cristina. RELAÇÕES DIALÓGICAS EM UMA PERSPECTIVA CONTEMPLATIVA DA DIMENSÃO SOCIAL DA ESCOLA. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 37, p. 313–325, 2022. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.62324. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/62324. Acesso em: 7 jul. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Língua (Tema livre)