MULTIMODALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS E O TRABALHO COM CAPACIDADES DE LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59942Palavras-chave:
Multimodalidade, Textos multimodais, Livros didáticos de Língua Portuguesa.Resumo
O artigo discute a presença da multimodalidade em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio a partir de um levantamento quantitativo e da análise qualitativo-interpretativa, de caráter documental, de textos multimodais presente em uma coleção de livros aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático/2015 e o tratamento dispensado ao trabalho com a leitura desses textos pela coleção. O estudo fundamenta-se em discussões sobre multimodalidade e textos multimodais. Os resultados mostram que, apesar da incidência de textos multimodais nos livros didáticos do Ensino Médio analisados, ainda são poucas as atividades de leitura que exploram a construção de significados a partir do processo de integração e combinação de semioses/linguagens de recursos semióticos que compõem esses textos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.