Análise linguística a partir de memes: uma proposta de ensino
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54191Palavras-chave:
Memes. Ensino. Língua Portuguesa. Multiletramentos.Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar e discutir a experiência de uma proposta de ensino com memes aplicada no Colégio Estadual Odorico Tavares, durante o período de Estágio Supervisionado II de Língua Portuguesa, realizado no curso de Letras da Universidade federal da Bahia. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, descritivo, reflexivo e interpretativo. Os memes foram escolhidos como proposta de ensino por serem textos contemporâneos que possuem semioses distintas, tais como: imagem, cor, gestos, texto escrito etc., bem como devido à proximidade dos discentes com esses textos. A proposta de ensino teve como premissa proporcionar a aprendizagem do conteúdo a partir de elementos da própria realidade dos alunos. Dessa forma, pretende-se discutir a importância de o professor trabalhar com textos multimodais em sala de aula e “contemplar também os novos letramentos, essencialmente digitais”, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (20178). Nesse sentido, serão abordados os conceitos de memes e de textos multimodais, o relato da experiência dessa proposta de ensino no colégio Estadual Odorico Tavares, a importância de ensinar o conteúdo a partir da realidade dos discentes e as contribuições da proposta de ensino com memes não somente para o ensino de língua portuguesa, mas para a compreensão de fenômenos socioculturais, os quais estão imbricados na língua, no discurso. Pretende-se com este estudo evidenciar a importância do trabalho com os gêneros digitais na escola, explorando a “análise de elementos discursivos, composicionais e formais de enunciados nas diferentes semioses” (BNCC, 2018), visando proporcionar a esses jovens reflexões, interpretações e compreensões de múltiplas linguagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.