Ensino de Língua Portuguesa na modalidade educação remota: análise de uma experiência contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54160Keywords:
Gêneros textuais, Ensino de Língua Portuguesa, Leitura e escrita, Ensino Remoto.Abstract
O ano de 2020 é um marco na história, sobretudo pelas imposições provocadas pela pandemia de Covid-19. Diante disso, algumas questões instigam a comunidade acadêmica, especialmente no que tange ao fazer pedagógico que, repentinamente, exigiu que professores e alunos revissem suas relações no processo ensino-aprendizagem. Assim, o principal objetivo desta pesquisa envolve a apresentação de conceitos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa, às estratégias de ensino na modalidade educação remota e à análise da proposta pedagógica adota pela Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. O estudo dialoga com as pesquisas de Mascuschi (2002 e 2010), com ênfase nas questões relativas ao texto. Os resultados versam sobre as expectativas da educação pós-pandemia.
Gêneros textuais; Ensino de Língua Portuguesa; Leitura e escrita; Ensino Remoto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.