Um retorno ao clássico A ilha do tesouro: uso de narrativa na produção de fanfiction
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.53624Palavras-chave:
Palavras-chave, Leitura e escrita, Gêneros digitais, Fanfic.Resumo
Este artigo investigou a prática de leitura e escrita de narrativas de ficção de alunos do Ensino Médio, por meio do gênero digital fanfiction. A pesquisa contou com a participação de 29 alunos e uma professora de uma escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso, e para a sua fundamentação teórica, utilizou-se de aporte conceitual e metodológico à luz de autores que discutem linguagem, gêneros discursivos e tecnologia digital. Os procedimentos metodológicos escolhidos para nortear o estudo foram: pesquisa de campo, bibliográfica e observação participante. O estudo apresentou a relevância do gênero no ensino-aprendizagem e a sua colaboração para ampliar as capacidades de leitura e escrita dos alunos da escola pública. Além disso, possibilitou a produção autoral de texto narrativo em um dos seus contextos de uso no domínio público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.