Práticas de leitura no Skoob: possíveis implicações para o ensino de literatura na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.51278Palavras-chave:
Práticas leitoras, Skoob, Formação de Leitores, Ensino de Literatura.Resumo
A crise da leitura, propalada pelo imaginário de senso comum, apresenta um ponto de contradição com as práticas leitores em contexto digital, que têm consumido a atenção das pessoas na contemporaneidade, especialmente de crianças e jovens. Nesse sentido, a rede social de leitores Skoob, que mobiliza 5 milhões de usuários no Brasil, pode revelar práticas de leitura relevantes para considerar estratégias pedagógicas de formação de leitores no contexto da educação básica. Considerando análises críticas como as de Daniel Cassany (2011) e de Aidan Chambers (2007), esse artigo apresenta e analisa práticas de leitura observadas no Skoob, e propõe diálogos entre essas práticas e o currículo da educação básica, norteado pela educação literária.
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