Do trecento ao cinquecento: história da língua italiana na perspectiva do contato e das políticas linguísticas
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.51265Keywords:
Língua italiana, História da língua italiana, Contato linguístico, Políticas linguísticas.Abstract
O território italiano é um campo fértil de investigação sociolinguística e histórica. Os muitos eventos sócio-históricos que formaram a Itália são atravessados, a todo momento, por questões linguísticas. A unificação do país, por exemplo, resultou na eleição de uma dentre as diferentes línguas do território, o fiorentino, escolhida para ser a língua italiana standard. O fiorentino, entretanto, vinha desde o século XIV, o trecento italiano, despontado como língua de uso comum, quer escrita, quer falada, no território da península italiana. Assim, no período entre o trecento e o cinquecento italiano, séculos XIV a XVI, começa um processo de consolidação e expansão do fiorentino, volgare ou toscano por todos os reinos do território que viria a ser chamado de Itália. Cooperaram para tanto a atuação dos literatos – como Dante, Petrarca e Boccaccio –, da Igreja Católica e da imprensa, cada qual a seu modo dando o impulso que o fiorentino precisava para expandir-se. Nossa investigação concentrou-se na hipótese de serem os eventos descritos o início de uma unificação linguística da Itália, aqui discutida não na perspectiva habitual dos linguistas italianos, dialetológica e sistêmica, mas na perspectiva do contato linguístico e das políticas linguísticas. Nossos resultados apontam para um processo gradual e permanente que faria do fiorentino, já desde o século XIV, a língua italiana de uso amplo e comum.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.